Como seria minha escola ideal? Coloquei um post sobre isso, entretanto, eu mesma não escrevi.
Estou trabalhando este assunto com os alunos e estabelecemos algumas coisas: o objetivo da escola, a questão do tempo (horários), a maneira como as aulas são trabalhadas e a organização do prédio, da estrutura física. Vou tomar essas mesmas bases para meu texto. Gostaria também que todas as críticas fossem colocadas, quais problemas poderiam aparecer nesta escola, questionamentos etc.
Devo deixar claro que tudo o que está sendo escrito é somente minha opinião. Não sei dizer qual é o embasamento teórico para tudo isso… Provavelmente, há teorias que vão contra e que vão a favor do que penso. Ainda assim, este é um texto somente para sonharmos…
O objetivo da escola é a transformação do ser humano. A escola deveria ser o lugar onde as pessoas conseguem ter uma outra visão do mundo, conseguindo atuar melhor nele. Seres humanos capazes de questionar e transformar não só o seu próprio ambiente, mas capazes também de transformarem a si mesmos. O conhecimento não seria somente sobre o mundo externo, mas sobre o mundo interno também. Cidadãos conscientes de seus papéis, de sua força, de sua humanidade. A escola os ajudaria a tirar a venda que a falta de conhecimento impõe. Por isso, a escola tem que ser um lugar para se desenvolver as questões dos valores humanos – como diz Sai Baba: amor, paz, verdade, ação correta e não-violência.
Escola transformadora é escola em tempo integral. Como entender tudo, passar diversas experiências, aprender a estudar, desenvolver habilidades artísticas, esportistas, técnicas, se são somente 4 horas na escola? A escola em tempo integral não serviria somente para dar o que comer e tirar as crianças da rua, mas para dar a eles uma vivência mais completa do que ficar em casa vendo TV e jogando vídeo game. As aulas começariam às 7h30; às 9h, haveria um intervalo de meia hora; depois, ficariam até às 11h, onde haveria mais um intervalo de meia hora. As aulas da manhã se encerrariam às 12h30. Entre 12h30 e 14h, os alunos ficariam livres para almoçar, descansar, fazer o que bem entendesse. Às 14h, as aulas voltariam. Mas as aulas da tarde não seriam como as da manhã: atividades ligadas às artes, ao esporte, a projetos científicos; rodas de leitura, teatro, grupos de estudo e atividades afins.
Ainda não estou certa do modo como as aulas seriam trabalhadas: hora expositivas, hora em atividades grupais; ao invés de somente ficarmos falando, poderíamos, assim como eu vi num cursinho daqui de Ribeirão, colocar perguntas disparadoras em que os alunos buscassem as respostas. É certo que as salas seriam pequenas: 20 a 25 alunos no máximo, o que possibilita trabalharmos em roda, montar grupos pequenos, duplas menos barulhentas. Provocar os alunos de modo que eles não sossegassem enquanto não descobrissem as respostas aos seus questionamentos. Acho que o impossível é escolher somente um método e segui-lo para sempre. Projetos são tão importantes quanto as aulas expositivas, procurar as respostas podem trazer outra visão do conhecimento tanto quanto escutar alguns especialistas – como o professor. As aulas seriam um universo de possibilidades relacionadas ao conhecimento.
A escola tem que ser grande. Não sei se com muitos alunos, mas ter um espaço físico bacana: muitas árvores, muita planta, quadras poliesportivas, auditório, laboratórios, biblioteca grande e decente, refeitório, sala de vídeo, sala de computador, horta, pomar, etc. Entre tudo isso, entretanto, o principal é a sala ambiente. A sala ambiente, por mais facilitadora do “passeio” dos alunos (e os inspetores odeiam), é fundamental para um trabalho personalizado, individual, em que o professor consegue propiciar todas (ou quase todas) as ferramentas para um ensino melhor. Adoro sala ambiente, não consigo ser convencida por nenhum outro argumento…. Acho também que os professores poderiam ter uma sala melhor. A sala dos professores, além da tradicional mesa para o café, ops!, para reuniões, deveria ser grande o suficiente para que cada um tivesse sua própria mesa, um armário digno e uma estante particular de livros. Como trabalharíamos tempo integral na escola, seriam poucos professores, o que não torna o espaço impossível.
Nesta escola, os pais não seriam aqueles que entregam seus filhos na entrada e buscam na saída. Os pais seriam os parceiros, os amigos. Pessoas que acreditam neste lugar e que participam desta construção, do modo como podem, mas ajudando a fazer a escola dar certo. Ao invés de pessoas trabalhando sozinhas, seria um grupo trabalhando junto pelo mesmo objetivo. Aí, posso incluir também direção, coordenação, pais e professores.
Existem muitas ideias, mas acho que, por enquanto, estas são suficientes.
Nossa, olhando para esta escola ideal percebo como algumas coisas estão distantes… provavelmente, por mais que eu lute, acho que vou morrer sem vê-la… Mesmo assim, não custa nada sonhar, não é? Vai que alguém escuta e consegue realizar algo assim?
12/06/2009 at 15:34
Acho, que visto o atual estado da nação, alguns itens curriculares e metodologicos deveriam ser revistos, tais como:
Serviço militar obrigatório nas escolas dos 07 aos 22 anos.
Historia ,tática e estratégia,condicionamento físico.Tiro,defesa pessoal.ETICA , CIVISMO
A situação da nação é muito clara,devemos fazer o possível para o ensino militar nas escolas,trazendo oficiais para ensinar os cidadãos em formação dos 12 aos 21 anos,integrando novamente a imagem das forças armadas como uma das bases de existência da nação e valores como honestidade desprendimento coragem e destemor
02/02/2012 at 16:09
nsss nada a ver, credo af
12/06/2009 at 21:18
Se perdermos a emoção, a sensibilidade, a capacidade de sonhar, não seremos mais educadores, não é mesmo? Acrescentaria que, numa escola ideal, as aulas não poderiam mais ser pura e simplesmente expositivas… Abraços e continue sonhando e espalhando seus sonhos!!!!
17/06/2009 at 19:22
Olá,
Meu nome é Duanne Ribeiro, editor da revista online de literatura e cultura Capitu. Nesse mês de junho, nós tivemos uma matéria sobre Entre os Muros da Escola (criticando o filme/livro e comparando com o cotidiano de uma escola de São Paulo). Na próxima edição, vou linkar o seu post sobre o filme, como uma das reações entre os blogs a respeito do assunto.
A reportagem é essa: http://www.revistacapitu.com/reportagem_entreosmurosdaescola.html
Se você quiser comentar sobre a matéria e escrever um post sobre ela, também será colocado o link. Favor informar em olvra.ribeiro@gmail.com
A intenção é rastrear na net qual foi a discussão a respeito desse assunto.
att,
Duanne Ribeiro
http://www.revistacapitu.com
http://www.twitter.com/rcapitu
22/07/2009 at 12:02
Olá, como aluna concluinte do 3ªº do Ensino Médio de uma escola estadual, afirmo que essa reportagem assim como declarada acima é um grande sonho, se compararmos a nossa triste realidade. Precisa-se sim ser formados cidadões e não apenas alunos, com valores que antes eram impostos pelos pais. Espero que um dia tudo isso se torne uma realidade que nos agrade e com grandes resultados, mostrando assim que a educação é a unica forma de melhorarmos o mundo que vivemos.
28/04/2012 at 22:42
Você disse tudo,não podemos simplesmente querer formar alunos,pessoas preparadas acadêmicamente,cientificamente,mas devemos querer prepara homens de caráter,pessoas especiais.que estarão na vida prontinhas para tudo de forma correta e grandiosa.Abraços.
20/08/2009 at 0:30
olá como aluna da 7serie eu acho que uma escola ideal e uma escola que essinar coisas otimas.eu espero que o mundo mude muito mais pq como esta agora nao pode continua assim.Como uma aluna eu prefiro aprender muitas coisa nesse mundo.
20/08/2009 at 23:21
esse professores de hoje nao tao essinando como antes eles esxplicavam bem melhor apesar que alguns professores que ainda esnsinam bem
19/11/2012 at 10:27
esse texto esta muito ideal até porque vc falou bem da escola integral pois eu estudo numa integral e ela é muito boa
26/07/2013 at 18:30
A escola ideal seria em primeiro lugar aquela onde houvesse diálogo entre os funcionários,sem picuinhas,liberdade de expressão sem máscara entre aluno,coordenação,direção e pais,mas como lidamos com seres humanos,acredito que isso esteja longe.